terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Brasileiros ajudam a mudar a história


A Missão Vida, atuante em seis estados brasileiros, foi fundada em 1981 por Wildo Gomes dos Anjos, e é voltada para a reabilitação de dependentes químicos e moradores de rua. A entidade é ligada à Igreja Presbiteriana, e já havia sido destaque no Especial Projetos Sociais do Gospel+.

Ontem, a ONG foi tema de uma reportagem da série Dedicação Total, do Fantástico. Wildo revelou que inicialmente o trabalho da missão abrangia apenas 12 moradores de rua, e hoje, soma 550 leitos em todas as unidades.

Wildo destaca que a ajuda visa restaurar a dignidade através da oferta de oportunidades: “A pessoa chega sem absolutamente nada. Então ele precisa de banho, corte de cabelo, de roupa, calçado, comida, remédio. Eu não acredito em recuperação sem atividade profissionalizante. Nós temos oficinas de marcenaria, de artesanato, plantio, lavoura, criação de animais. Dignidade é você ter uma casa, é você ter um emprego, é você não depender de esmola, é você não depender de cesta básica”.

A reportagem acompanhou a chegada de um interno, que viveu nas ruas por 30 anos, e há uma semana não tomava banho: “Cortei o cabelo, fiz a barba, tomei um banho. Outrora eu estava em uma situação caótica, deplorável mesmo. Agora não. Já senti uma reação”, contou o homem.

Um dos ex-internos ouvidos pela reportagem, destacou que a ajuda prestada pela Missão Vida o fez retomar sua vida: “Não tenho vergonha do meu passado. Agora é criar os meus filhos, que eu me casei de novo, tenho duas filhas, uma com 12 anos, outra com 6. Os outros meus filhos um está se formando em direito, o outro, em elétrica”.

Assista a íntegra da matéria exibida pelo programa Fantástico neste link.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

Brasileiros ajudam a mudar a história por geradosnotrono

Nenhum comentário:

Postar um comentário